quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Institucional







O Centro de Educação Profissional Aguinaldo Campos Netto - CEPAC - está em seu 4º ano de sucesso e bom funcionamento. Este ano a equipe CEPAC convida você a prestigiar a II Mostra Técnica que acontecerá no dia 24 de novembro de 2011.

É com grande satisfação que o CEPAC abre suas portas para apresentar o bom trabalho que seus alunos e professores vêm desenvolvendo ao longo do ano.  O intuito da Mostra é integrar a comunidade com os alunos, e demonstrar através de experiências práticas o trabalho que vem sendo realizado no Centro de Educação.

Dia 24 de novembro, 19h30min, no CEPAC.

II Mostra Técnica do CEPAC.

Dia 25 de novembro, 20h, no auditório da ACIC/CDL.

Mesa Redonda com o tema: "Qualificação Profissional em nossa região e as necessidades de um mercado em expansão."

Participantes: 

Mauro Faiad – Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia. Representantes dos Recursos Humanos de várias empresas de Catalão, entre elas: CMC, Copebrás, John Deere, Mitsubishi, Valefértil.


2011 - Ano Internacional das Florestas

A Professora Roberta Araújo teve a ideia de criar o estande “2011 – Ano Internacional das Florestas”, por ser um tema de extrema importância na atualidade, com grande abrangência da data comemorativa, pela necessidade de divulgação da causa, e também por ter ligações com alguns cursos do CEPAC.

Com a colaboração dos professores Paulo Henrique e Letícia, e também com a ajuda dos alunos das turmas dos cursos: Auxiliar Administrativo (matutino), Práticas em Processos e Fertilizantes (noturno), Técnico em Química (noturno) e Processo Míneroquímico (noturno), eles realizaram a divulgação e apresentação de vídeos conscientizantes, apresentação, em grande escala, do logotipo do Ano Internacional das Florestas e seu significado, painéis e cartazes enfatizando a situação brasileira e dos biomas que se encontram neste país.

A maior contribuição deste estande é voltada para a sociedade, desenvolvendo o senso crítico voltado para a preservação e sustentabilidade do meio ambiente.

E o principal objetivo de colocar em prática esta ideia é buscar esta consciência da sociedade pela necessidade ambiental e principalmente das florestas, pois estas são necessárias para a continuidade de qualquer vida neste planeta.

Preparação do estande
Preparação do estande

Preparação do estande

Logomarca do Ano Internacional das Florestas


Lembrança do estande - mudas de girassol


Bioma Brasileiro










A Química no cotidiano

O projeto Química no Cotidiano surgiu a partir da proposta de contextualização significativa da química vista nos laboratórios e sala de aula. Tanto os alunos quanto os professores utilizaram de maquetes, equipamentos, vidrarias, experimentos e vídeos demonstrativos para ilustrar e explicar a importância da química.

Os alunos estão entusiasmados com o projeto, pois através dele podem mostrar um pouco do que aprenderam em sala.

O projeto elucida como são importantes os conhecimentos da química dentro das empresas mineradoras instaladas em Catalão e região, uma vez que a maioria das pessoas que buscam um curso de qualificação profissional procuram este seguimento devido as muitas oportunidades de emprego que são oferecidas na região nesta área de atuação.

Espera-se com a realização deste projeto a sensibilização da comunidade em geral para que as pessoas possam buscar um curso referente à área de química, sendo que esta é uma área com grandes possibilidades empregatícias.


Professores envolvidos: Alisson Moreira Leão e Eloah da Paixão.
Turma: Técnico em Química – N2.
Alunos envolvidos da exposição dos trabalhos na Mostra Técnica:
ETA: Wéldion, Edivânio, Thiago e Wagner Mathias.
PH: Leandro Oliveira, João Paulo, André e Rones.
Vídeo: Wagner Fonseca e Cairo.
Vidraria: Danilo, Aroldo, Jean e Arnoldo.

Ciência no cotidiano

A Ciência está muito mais presente em nossa vida do que imaginamos. Lavamos o rosto com sabonete, escovamos os dentes com creme dental, utilizamos cremes hidratantes e protetores solares na pele, lavamos os cabelos com xampus e condicionadores, usamos desodorantes e perfumes, jogamos futebol e sinuca, praticamos artes marciais, escutamos rádio.

Comemos pão com margarina vegetal ou manteiga, lemos jornal impresso com tinta e papel, ingerimos medicamentos quando o médico prescreve. Vamos para o trabalho ou para a escola de ônibus ou de carro, feitos de metais e plásticos, que consomem combustíveis derivados do petróleo ou da fermentação da cana-de-açúcar.

E tem mais: o que nos mantêm vivos é uma série de substâncias químicas que consumimos diariamente, como o oxigênio do ar que respiramos, as proteínas, os açúcares, as vitaminas e os sais minerais. A partir da água e do gás carbônico, na presença da luz solar, as plantas produzem o alimento que é utilizado por elas e que também é consumido pelos animais. As plantas e algas celulares produzem oxigênio, que é essencial à vida da maioria dos organismos.

Percebemos que o desenvolvimento da sociedade resulta da ação humana sobre o mundo utilizando de ciência nos seus diversos contextos. 

Professora Lya.

Ciência para a vida

A professora Lya Brito, juntamente com os alunos das turmas do curso Processo Míneroquímico desenvolveram o projeto Ciência para a Vida, com a finalidade de aproximar os conhecimentos da química vista em sala de aula com o cotidiano, pois perceberam que esta, de maneira geral, parece muito distante da vida do aluno.


Os alunos demonstraram bastante disposição e interesse em participar das atividades, e também estão se sentindo motivados, pois estão tendo a oportunidade de demonstrar na prática o que estão aprendendo na teoria. Participar da Mostra para eles é uma forma dinâmica e interativa de realmente entender e demonstrar a importância da química no dia a dia. 


A equipe utilizou como estratégia de apresentação a demonstração de experimentos, jogos e simulações. Assim, espera-se que as pessoas presentes sintam-se motivadas a reconhecer melhor as diversas formas de entender a química inserida em seu cotidiano.


Turmas envolvidas: Processo Míneroquímico (PMQ - N4 e PMQ - N5).
Colaboração: Regina Neiva e Fábio Viana.

Determinação do teor de álcool na gasolina

A ideia deste projeto surgiu principalmente porque é um problema que vivenciamos diariamente. Abastecendo em postos diferentes o desempenho do veículo e a quilometragem variam, então, por ser de interesse de todos e estudado por nossos alunos, decidimos realizar os testes com os postos de combustíveis de Catalão. A ideia de fazer Titulação veio da realidade vivenciada na instituição CEPAC e nos laboratórios das indústrias da região.

Os dois experimentos foram preparados pelos alunos orientados pelos professores. Os experimentos já foram realizados pelos alunos do TQ-M1 na matéria de Inorgânica Experimental II, e consequentemente, têm ligação direta com as práticas e realidades de todos tanto no curso quanto na vida cotidiana, uma vez que alguns alunos do CEPAC já estão estagiando nas indústrias locais.

O projeto em questão está diretamente ligado à vida da sociedade de forma direta, pois todos nós abastecemos nossos veículos, e indiretamente nas indústrias locais, onde são realizados experimentos diariamente.

Dentre vários objetivos da Mostra, um dos objetivos deste projeto é divulgar os cursos da instituição e o que é realizado dentro do CEPAC. Assim teremos cada dia mais uma instituição conhecida e lembrada pelos ex-alunos e atrativa para novos alunos.

Mais a respeito da gasolina
A gasolina é um produto combustível derivado intermediário do petróleo, na faixa de hidrocarbonetos de 5 a 20 átomos de carbono. É formada por uma mistura de mais de 200 tipos de hidrocarbonetos e outros componentes em menores quantidades.

Portanto a gasolina não tem uma fórmula definida, ela varia de acordo com o petróleo e o processo de refino. No Brasil,

O álcool etílico tem vital papel na sua combustão, pois sua função é aumentar a octanagem em virtude de seu baixo poder calorífico.

No Brasil, antes da comercialização, adiciona-se uma porcentagem de álcool anidro à gasolina. A mistura resultante é homogênea (monofásica). Além disso, o fato propicia uma redução na taxa de produção de CO (gás carbônico).

O álcool é mais solúvel em água do que em gasolina. Por essa razão, se adicionarmos água a uma mistura álcool-gasolina, o álcool passará para a água, que o remove da fase orgânica devido às interações moleculares mais fortes. A concentração do álcool na gasolina brasileira, segundo o CNP, Conselho Nacional de Petróleo, deve estar entre 20% a 25%.


Professores envolvidos: Cláudio Roberto e Bruno Pontes.
Turmas envolvidas: Técnico em Química matutino e noturno (N3).

Para que serve a Estatística?



Neste projeto estão envolvidos os professores Flávio, Janaína e Ana Cristina, contando com a participação da turma Técnico em Química. A ideia surgiu a partir de um relatório que estes deverão apresentar ao final do curso com conclusões estatísticas sobre uma pesquisa realizada na própria instituição.


Por este motivo surgiu a ideia de a turma usar o espaço da II Mostra para uma simulação do trabalho a ser realizado. E acredita-se que o contato direto com o público irá aprimorar ainda mais o trabalho.


Para a realização do projeto foi feita uma pesquisa “ensaio” com questionário diferente do proposto para testar os conhecimentos dos alunos e as planilhas eletrônicas.
Os alunos estão muito empenhados no desenvolvimento do projeto, e entusiasmados em ver pela primeira vez o conteúdo aplicado a uma atividade prática realizada por eles próprios.


Os professores acreditam que a partir da análise realizada pelos alunos, a equipe gestora (coordenação) poderá estabelecer propostas de ações com finalidade de corrigir atos falhos e aperfeiçoar aqueles bem avaliados da instituição.


Escritório Modelo – Práticas de Escritório e Contabilidade

Outro projeto exposto na II Mostra Técnica do Cepac é o “Escritório Modelo”, no qual estão envolvidos os professores: Paulo, Franciele e Rosemeire. Estes professores têm como suporte os alunos dos cursos de Assistente Contábil e Recursos Humanos, são eles: Sandra R. Barbalho, Letícia Mendes Noronha e Luciene Vaz Mello.


A representação de um escritório tem por objetivo apresentar à comunidade como é o dia a dia do profissional atuante na área, buscando discernimento de vocações, e através de tal simulação, incentivar os alunos e demais pessoas interessadas a realizarem o curso.


O projeto visa mostrar como é o dia a dia do profissional, o que lhe compete, suas atividades e ainda o conteúdo ministrado no decorrer dos cursos oferecidos pelo nosso Centro de Educação Profissional. Espera-se que os visitantes tenham um conhecimento elementar do que é ser um profissional de Contabilidade e Recursos Humanos e que desperte o interesse pelos estudos nesta área.


Professores envolvidos: Paulo, Franciele, Rosemeire, Kelly.
Turmas: Assistente Contábil e Recursos Humanos.
Alunos envolvidos: Sandra R. Barbalho, Letícia Mendes Noronha e Luciene Vaz Mello.







Gestão em Logística e Produção

O professor Arley desenvolveu o projeto Gestão em Logística e Produção. A ideia surgiu a partir de discussões na turma Processos Logísticos (matutino), através da apresentação de um trabalho sobre movimentação de cargas. O professore contou ainda com o apoio dos alunos do curso de Gestão em Logística e Produção (noturno), os quais têm um importante papel na confecção de inovadores produtos produzidos em nosso Centro de Educação.

Todos os alunos se mostraram bastante envolvidos no projeto, pois este é um momento em que os mesmos estão colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala, tendo assim, uma oportunidade de incrementarem sua empregabilidade.


Os alunos usaram de sua criatividade e montaram maquetes de produtos e movimentação de cargas. A realização desta Mostra é de grande valia para os alunos, pois estão aliando a teoria e prática.


Colaboração: Professora Rosemeire Neri Correia.




























Modelo de Fábrica “Seven Motors”

A turma Técnico em Administração noturno, responsável pelo projeto “Seven Motores”, terá o seu estande na parte externa, no pátio do CEPAC, sendo o seu layout baseado em um modelo de uma fábrica, a qual compreenderá desde o departamento de comunicação até o chão de fábrica. A professora responsável por este projeto, Luciana Gonçalves, juntamente com os alunos, se dedicaram ao máximo neste projeto.

A ideia deste projeto surgiu durante o andamento do curso, com a orientação da Professora Luciana Gonçalves. No começo, era apenas um trabalho como parte de avaliar a turma. Mas a “empolgação”, a criatividade, o entusiasmo e a vontade de fazer um simples trabalho de sala se transformar em um projeto tomou conta de todos.


Segundo a professora sempre foi proposto fazer uma relação da realidade com a componente ministrada. E por isso, ao realizar o projeto, os alunos conseguiram fazer essa aproximação. A realização do projeto veio positivamente mostrar aos alunos a realidade de uma empresa, o processo de produção, e o mais importante, o trabalho em equipe.










Orçamento Familiar – como ter uma vida economicamente mais saudável

O projeto é intimamente ligado à Componente Matemática Financeira, que está sendo desenvolvida na turma Técnico Administrativo noturno e os professores envolvidos estão trabalhando o conteúdo Porcentagem de uma forma interativa e aplicada à realidade. Foi despertado o interesse dos professores que ministram as componentes de Matemática em trabalharem a discussão de uma Divisão Racional de Orçamento Familiar utilizando porcentagem, gráficos e planilhas de Excel.

Organizar o Orçamento Familiar não é apenas anotar as despesas realizadas, é planejar, eleger prioridades, controlar o fluxo de caixa e entender seus hábitos de consumo. A sua elaboração não é uma tarefa fácil, porém, necessária para todo cidadão que tem planos para o seu futuro e o de sua família.

Durante as aulas de Matemática Financeira na turma, o grupo de alunos envolvidos elaborou um folder explicativo sobre Orçamento Familiar; estudaram o tema e construíram uma planilha em Excel sobre o Fluxo Orçamentário. Participaram ativamente de todas as etapas de elaboração do projeto.

Na Mostra Técnica propôs-se fazer uma abordagem individual dos convidados e participantes, de forma ambulante e também através da distribuição dos folders e ainda, a disposição digital da planilha de Excel para que cada pessoa pudesse fazer seu orçamento familiar, caso se interesse. A equipe de alunos e professores responsáveis acompanharão estas pessoas e orientarão sobre o “como fazer”.

O maior propósito deste projeto é de que as pessoas abordadas façam uma reflexão sobre o projeto e dessa forma tornem-se mais conscientes de seus gastos pessoais. Com isso terão mais condições de gerir melhor suas finanças de forma a contribuir para uma vida economicamente mais saudável.

Professores envolvidos: Ana Cristina, Flávio e Janaína.
Turma/Alunos envolvidos: Técnico em Administração Noturno: Thimóteo Pereira Cruz, Denise Monteiro da Rocha, Guilherme Weber Gomes de Almeida, Kely Arruda da Silva e Murilo Koga Hathenher.

Logística Reversa e Sustentabilidade

A Logística Reversa é responsável pelo processo inverso da Logística normal (produção e distribuição). Trata-se da coleta, reutilização e redistribuição de produtos usados. Nas turmas de Processos Logísticos (turnos matutino, noturno e turmas dos sábados), é trabalhada a componente Logística e a Logística Reversa, uma de suas vertentes, foi abordada em sala, a qual despertou muito a curiosidade e atenção dos alunos por se tratar de uma discussão da atualidade.

Após o estudo teórico desenvolveu-se um trabalho prático para melhor compreensão do conteúdo. Os próprios alunos propuseram a elaboração de cartazes com frases, figuras, artigos e descrições para reflexões sobre o tema. Alguns alunos trouxeram materiais recicláveis (pneus, garrafas pet, latinhas, cartuchos de tinta, etc.) e fizeram a exposição para alunos e professores dos demais cursos do CEPAC e a comunidade.

Os alunos demonstraram bastante interesse em participar da Mostra Técnica com a montagem de um estande que retratasse todo o trabalho desenvolvido em sala de aula e onde seriam compartilhados com a comunidade catalana os conhecimentos adquiridos, através de reflexões teóricas e práticas, sobre o importante papel da Logística Reversa em toda e qualquer empresa que trabalha pensando também no meio ambiente. Com a exposição dos trabalhos, espera-se que haja uma conscientização da relevância deste tema, Logística Reversa, para o Desenvolvimento Sustentável.

Professores envolvidos: Carla Mendonça, Luciana Gonçalves e Roberta.
Turmas: Processos Logísticos - turnos matutino e noturno e turmas aos sábados
Alunos que vão participar da exposição dos trabalhos na Mostra Técnica: Valdivino, Rafaela, Adilson, Marcio, Suzaine, Janaína, Camila.







Recepção e Atendimento

O projeto de Recepção e Atendimento é intimamente ligado às Componentes Técnicas de Atendimento e Comunicação, que são desenvolvidas na turma do Curso Assistente Administrativo noturno. A partir da criação da II Mostra Técnica surgiu a oportunidade dos professores que ministram as componentes trabalharem os conteúdos vistos de forma prática com as alunas.

As alunas participantes propuseram ser recepcionistas do evento no Centro de Educação, recebendo os convidados e alunos, informando sobre o que é a II Mostra e encaminhando-os aos estandes para visitação.

As alunas se envolveram de forma bastante significativa no projeto, e relembraram para este trabalho as técnicas de atendimento, postura, aparência, entonação de voz, abordagem, cortesia, gentileza e encantamento do cliente.

O propósito deste projeto é a aprendizagem na prática pelas próprias alunas, para que possam apreender o conteúdo e utilizá-lo no seu cotidiano profissional, além de recepcionar e atender com encantamento todos os convidados e participantes da Mostra.

Professores envolvidos: Gislene de Sousa Oliveira, Rodrigo de Oliveira
Turma envolvida: Assistente Administrativo noturno.