quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Ciência no cotidiano

A Ciência está muito mais presente em nossa vida do que imaginamos. Lavamos o rosto com sabonete, escovamos os dentes com creme dental, utilizamos cremes hidratantes e protetores solares na pele, lavamos os cabelos com xampus e condicionadores, usamos desodorantes e perfumes, jogamos futebol e sinuca, praticamos artes marciais, escutamos rádio.

Comemos pão com margarina vegetal ou manteiga, lemos jornal impresso com tinta e papel, ingerimos medicamentos quando o médico prescreve. Vamos para o trabalho ou para a escola de ônibus ou de carro, feitos de metais e plásticos, que consomem combustíveis derivados do petróleo ou da fermentação da cana-de-açúcar.

E tem mais: o que nos mantêm vivos é uma série de substâncias químicas que consumimos diariamente, como o oxigênio do ar que respiramos, as proteínas, os açúcares, as vitaminas e os sais minerais. A partir da água e do gás carbônico, na presença da luz solar, as plantas produzem o alimento que é utilizado por elas e que também é consumido pelos animais. As plantas e algas celulares produzem oxigênio, que é essencial à vida da maioria dos organismos.

Percebemos que o desenvolvimento da sociedade resulta da ação humana sobre o mundo utilizando de ciência nos seus diversos contextos. 

Professora Lya.

Nenhum comentário:

Postar um comentário